Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

OMS usa nova base para vacina

<p>Organização usa base da gripe aviária egípcia para desenvolver nova vacina contra H5N1.</p>

Cientistas utilizam amostras do vírus da gripe aviária do Egito para desenvolver uma nova base para vacina contra o H5N1 que continua a se disseminar, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A OMS disse que o vírus está sendo estudado no Centro para Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta, “graças ao Ministério da Saúde e da população do Egito, que forneceu as amostras do vírus”.

“Esta vacina recombinante está disponível para distribuição”, declarou a OMS em declaração. “Instituições, empresas e outros interessados em testar a vacina devem entrar em contato com o Programa Global da OMS ou com Centros de Controle e Prevenção de Doenças”.

As companhias farmaceuticas, incluindo a Novartis, já estão trabalhando em vacinas contra a gripe aviária, que já obrigou o abate de mais de 300 milhões de aves desde 2003, uma vez que se espalhou para 61 países da Ásia, Oriente Médio e África.

As União de Agricultura e Alimentação relatou outros 250 surtos de H5N1 em aves desde fevereiro em Bangladesh, China, Egito, Índia, Indonésia, Laos, Nepal e Vietnã.

A influenza aviária matou 261 pessoas e contaminou outras 424 desde 2003.

A OMS declarou que peritos continuam a acompanhar a evolução da gripe aviária e de outras gripes e sublinhou a necessidade dos países com suspeitas enviarem amostras para pesquisa.

“Os países são incentivados a compartilhar suas amostras com a OMS, tanto de humanos quanto de animais para colaborar com a saúde pública”, declara a OMS.

* Com informações do World Poultry