O Paraná terá o seu primeiro Atlas de Energia Solar, que deverá ser publicado no inicio do mês de abril. O estudo trará um levantamento completo do potencial de cada um dos 399 municípios paranaenses.
O Atlas é uma iniciativa da Itaipu Binacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O atlas é composto por um conjunto de mapas com valores de produtividade estimada total anual, média diária sazonal e média diária mensal do Paraná.
Para autoridades e especialistas o Atlas Solar será fundamental para o incentivo e disseminação da energia solar no estado. O documento, que será público e de fácil acesso por qualquer pessoa ou instituição, será distribuído em versões impressa e eletrônica, e poderá ser baixado, via Internet, de sites do PTI e de outras instituições parceiras interessadas em sua difusão.
Para complementar o objetivo do Atlas de Energia Solar, a partir de agosto, deverá ser colocado à disposição do público um aplicativo para que os consumidores dimensionem suas necessidades de investimento em energia solar a partir dos dados de suas faturas de energia elétrica. A ferramenta colocará à disposição dos usuários informações de radiação solar em qualquer ponto do Estado, permitindo que o consumidor faça simulações quanto ao SFVCR necessário para atender suas necessidades de energia elétrica.