Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Pesquisadora da Embrapa é reconhecida pelo USDA

Jalusa Deon Kich recebeu uma premiação pelos projetos que desenvolveu entre 2011 e 2012.

A pesquisadora Jalusa Deon Kich, da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), recebeu do USDA (United States Department of Agriculture, equivalente ao Ministério da Agricultura brasileiro) uma premiação pelos projetos que desenvolveu entre 2011 e 2012 sobre salmonela em suínos. O prêmio foi entregue em novembro, ao final do período de pós-doutorado realizado pela pesquisadora no NADC Food Safety Enteric Pathogens Unit, localizado na cidade de Ames, estado de Iowa, centro nacional dedicado à pesquisa em sanidade animal nos Estados Unidos.

Jalusa foi para os Estados Unidos em maio de 2011 por intermédio do Labex-EUA, laboratório no exterior da Embrapa voltado ao intercâmbio com os centros de pesquisa norte-americanos. No programa de pesquisa desenvolvido pela pesquisadora estão estudos sobre vacinas contra a salmonela e descobertas de antagonistas naturais à bactéria dentro do intestino dos suínos. Ela buscou ainda conhecimentos sobre metodologias em metagenômica baseadas em PCR em tempo real.

Jalusa retornou oficialmente a Embrapa Suínos e Aves no dia 3 de dezembro e já começou a delinear projetos para aplicar no Brasil o que estudou em termos de estratégias de controle para a salmonela em suínos. Segundo a pesquisadora, o período nos Estados Unidos permitiu o trabalho com uma equipe multidisciplinar e é esta visão integrada de competências que deve ser empregada a partir de agora no combate à salmonela. “Temos várias propostas para levar à cadeia produtiva com intenção de tornar ainda maior a qualidade da produção brasileira de carne suína”, disse Jalusa.