A Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin) lançou na noite de ontem (27/01) o primeiro plano de ações da instituição, como parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), liderado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o SEBRAE Nacional e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O foco principal será a estruturação dos frigoríficos locais para atender a novas exigências do mercado. Para este ano, a associação pretende analisar os canais de distribuição, oferecer treinamentos e capacitação para compreender as demandas do mercado, além da inclusão de novas campanhas em promoção da carne suína, como festivais, semanas dedicadas à carne, entre outras.
Segundo o presidente, Marcelo Lopes as ações estão direcionadas para o mesmo objetivo, fomentar e orientar o desenvolvimento da suinocultura no Estado e, conseqüentemente, no País. “A DFSuin sempre está engajada em atividades que beneficiam a cadeia produtiva como um todo. Este plano de atividades é apenas a primeira parte dos três anos de projeto”, explicou o presidente. Além das atividades apresentadas dentro do PNDS, a associação, que completa 10 anos de existência em 2010, ainda pretende ampliar as atividades da central de compras para auxiliar o produtor desde a área de insumos até medicamentos e também instituir uma consultoria jurídica.
Presente no lançamento, o diretor do SEBRAE – DF, José Carlos Moreira De Luca, elogiou a proposta apresentada e, mais uma vez, enalteceu a qualidade organizacional da associação. “Estou a três anos à frente do SEBRAE e posso afirmar que todos os projetos desenvolvidos pela associação são extremamente completos, pois contemplam todas as áreas do setor. Essa é a visão de uma equipe coordenada e preocupada com todos os elos da cadeia”, afirmou.
Também presente no evento, Fabiano Coser, diretor-executivo da ABCS, ressaltou a presença do DFSUIN durante a idealização do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e afirmou que a associação foi uma grande base para o início do projeto. “É extremamente gratificante para a ABCS ver que a associação que colaborou para que o Projeto nascesse é também a primeira a colocá-lo em prática. Essa atitude pró-ativa é um dos grandes diferenciais da equipe e reflete em todos os resultados apresentados pela associação. Temos certeza que o Distrito Federal alcançará não só as metas desejadas para o PNDS, como apresentará grandes resultados para a suinocultura da região”, comentou.
Mudança de Gestores
A Associação também anunciou a alteração em sua equipe. Douglas Mello, gestor executivo e responsável por grandes conquistas na associação, está se desligando da entidade. A partir de 2010, o DFSuin contará com a colaboração da nova gestora, a médica-veterinária Anny Pricyla Santos, que colaborou diretamente na Campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” no quadro da ABCS, onde ficou por mais de dois anos.
Na despedida, membros da diretoria e produtores associados elogiaram o trabalho desenvolvido por Douglas na entidade e desejaram boa sorte em sua nova jornada, na qual vai assessorar o pai que é empresário na Bahia. “Acredito que a associação tenha dado grandes passos durante esse 10 anos de existência e não tenho dúvida que continuará a progredir e inovar sempre”, finalizou Douglas.