Redação SI 31/05/2004 – 11h00 – A Comissão Organizadora do Zootec 2004, anunciou nesta sexta-feira (28), o trabalho de Iniciação Científica vencedor do Prêmio Nacional Serrana Nutrição Animal/Zootec 2004. Trata-se de um estudo de genes para o desenvolvimento muscular em suínos que tem o título, “O Gene da Síndrome do Estresse Suíno e Características de Qualidade da Carne em Suínos”, apresentado pela aluna de graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, em MG, Patrícia Tristão Mendonça. O orientador do projeto foi o professor Dr. em Zootecnia, Paulo Sávio Lopes.
O trabalho da estudante mineira isolou o gene que provoca a chamada Síndrome do Estresse em Suínos. Dependendo da forma como esse gene se manifesta nos animais, ele pode causar um efeito negativo, deixando a carne branca e flácida, comprometendo sua qualidade. Com a descoberta, os produtores poderão saber quais suínos estão em condições ideais de abate, eliminando perdas e aumentando o aproveitamento da criação.
Segundo a professora de Suinocultura da Faculdade UPIS, Alessandra Gimenez, a escolha do trabalho se deu principalmente devido à importância das pesquisas na área de genética molecular. “A pesquisa envolveu não apenas a cadeia produtiva de suínos, mas dentro da Zootecnia, foi ampla. Os resultados obtidos abrem um novo mercado que demandará profissionais cada vez mais capacitados”, ressaltou a mestre. Disse ainda que o desempenho zootécnico na área de produção de suínos vem apresentando melhoras significativas nas últimas décadas e este trabalho contribuirá para a continuidade deste ciclo.
Para Ronaldo Lopes de Oliveira, presidente da Zootec 2004, o prêmio foi implementado este ano no evento. “Tivemos com isso, a oportunidade de privilegiar e incentivar, aqueles que serão os pesquisadores do amanhã”, disse. A Zootec 2004, registrou a inscrição de 300 trabalhos científicos, mas apenas 259 foram selecionados, sendo que os Estados que mais contribuíram com esse número foram: Minas Gerais (47 inscrições), e São Paulo (42). Também foi inscrito um trabalho da Iugoslávia.