Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prêmio Lamas 2007

<p>Facta recebeu 253 trabalhos e destacou quatro com o Prêmio Lamas e três com a Menção Honrosa.</p>

Redação AI 04/06/2007 – Na noite da última quarta-feira (30/05), a Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) realizou a entrega do Prêmio Lamas 2007. A cerimônia de premiação ocorreu ao final do dia das apresentações orais dos 12 trabalhos selecionados entre os 253 recebidos este ano. O Prêmio de Pesquisa Avícola José Maria Lamas da Silva dá destaque aos trabalhos brasileiros em ciência avícola, divididos em quatro categorias: Sanidade, Nuteição, Produção e Outras Áreas.

Confira os trabalhos vencedores deste ano:

Sanidade
Estudo do vírus da Doença de Newcastle em áreas produtoras de frangos de corte para identificar áreas livres no Brasil
Maria Ângela Orsi – Lanagro/Campinas-SP

Nutrição

Efeito da Arginina Suplementar nos Parâmetros MOrfométricos e Molecular das Fibras Musculares Esqueléticas de Frangos de Corte
Jovanir Inês Muller Fernandes – Universide Estadual de Maringá (PR)

Produção
Efeito da idade da matriz do tamanho do ovo sobre o rendimento de abate do frango de corte
Júlia Sampaio Rodrigues Rocha – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Outras Áreas
Análise de expressão por RT-PCR em tempo real do gene da miostatina em duas linhagens de aves (corte e postura)
Helena Javiel Alves – Esalq/USP

Menção honrosa

Além dos vencedores, o Prêmio Lamas também destaca com uma menção honrosa alguns trabalhos de efeito para a ciência avícola. Neste ano, na área de Produção, a menção ressaltou duas pesquisas: Fatores causadores de alta mortalidade em frangos de corte devido a extremos climáticos, de Marcos Martinez do Vale (Feagri/Unicamp), e Avaliação do microclima gerado pela ventilação mínima em aviários de frangos de corte em fase de aquecimento, de Thayla Morandi Ridolfi (Feagri/Unicamp).

Em Nutrição, a menção honrosa ficou para Suplementação de carboidratos em ovos leves sobre eclodibilidade, mortalidade embrionária e peso de pintos de corte ao nascer, de Rodrigo A. Leitão (UFG).