Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Presidente Lula inaugura usina de biodiesel

<p>A inauguração da usina de Quixadá amplia a participação da Petrobras na cadeia produtiva do produto.</p>

Redação (20/08/2008)- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quarta-feira, dia 20, da cerimônia de inauguração da segunda usina de produção comercial de biodiesel da Petrobras em Quixadá (CE). Esta usina faz parte da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras criada recentemente para concentrar os projetos de produção de biocombustíveis da Companhia. A unidade, a exemplo da primeira instalada em Candeias (BA), tem capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano.

A inauguração da usina de Quixadá amplia a participação da Petrobras na cadeia produtiva do biodiesel. Com igual capacidade de produção, já está em fase final de montagem a terceira usina comercial de biodiesel da Petrobras Biocombustível localizada em Montes Claros (MG). Juntas, as três usinas somam investimentos de R$ 295 milhões e geram trabalho e renda para 55 mil agricultores familiares contratados para fornecer a matéria-prima.

Usina de biocombustível de Quixadá
A usina de Quixadá, a exemplo da unidade de Candeias, tem diferenciais importantes em seu projeto. Os principais são sistemas de instrumentação e controle totalmente automatizados, e o de processamento de óleos vegetais brutos, além da enorme flexibilidade no uso de matérias-primas.

O sistema de automação é formado por 3.700 pontos que controlam e monitoram 1.200 variáveis de processo e 250 motores da usina, assegurando a qualidade do combustível produzido na unidade.

Os volumes de biodiesel processados e comercializados serão monitorados em tempo real desde a entrada do caminhão com a matéria-prima, passando por todas as etapas de produção até a saída do veículo com o produto final.

Com isso, será possível criar um banco de dados com o histórico das operações realizadas. O processo poderá ser auditado a qualquer instante com altíssimo grau de confiabilidade e as informações poderão ser enviadas, simultaneamente, à sede da empresa, no Rio de Janeiro.

A unidade possui ainda sistemas redundantes, ou seja, a manutenção da usina será realizada sem comprometer a continuidade operacional, garantindo alto desempenho em relação a sua capacidade e à qualidade do biodiesel.

A usina possui um sistema de processamento de óleos vegetais brutos para pré-tratamento na unidade, transformando-o em óleo refinado.

Outro diferencial desta usina é a grande autonomia para funcionamento devido à capacidade de armazenamento de matéria-prima, bem como de produtos intermediário e final.

Na construção dessa usina foram gerados, no pico da obra, 1.048 empregos diretos dos quais 814 ocupados por trabalhadores do Ceará, sendo que, destes, 483 da região de Quixadá.

Incentivo à agricultura familiar
A usina de biodiesel pode operar com matéria-prima de origem vegetal (mamona, girassol, soja, algodão, etc.), animal (sebo bovino, suíno ou de frango), além de óleos e gorduras residuais usados em fritura de alimento.

Para obter o Selo Combustível Social, a empresa prioriza a compra de oleaginosas oriundas da agricultura familiar. Parte do suprimento de Quixadá será atendida por 8.522 agricultores que estão plantando mamona e girassol em 161 municípios do Ceará. No Rio Grande do Norte, são 759 agricultores de 32 municípios e o plantio é exclusivamente de girassol.

Adicionalmente, a Petrobras Biocombustível está comprando, de cooperativas de catadores e organizações não-governamentais no meio urbano, óleos e gorduras residuais provenientes dos processos de fritura de alimentos.

Assistência técnica e fornecimento de sementes
Para garantir maior produtividade, a empresa forneceu, aos agricultores, 76,44 toneladas de sementes de mamona e girassol certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para orientar os agricultores durante o processo de plantio e colheita, foram contratados os serviços das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.  Também é incentivado o plantio de oleaginosas em consórcio com outras culturas alimentícias, como feijão.

Localização
A cidade de Quixadá fica no centro de uma região com vocação para produção de oleaginosas, além de possuir uma adequada logística constituída de modais ferroviário e rodoviário.