O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, esteve presente hoje (11/02) no Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel (PR). Durante a visita, ele destacou a importância do evento para a agropecuária nacional e anunciou as prioridades do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 na região Sul. Segundo Bernardo, as ações do PAC 2 serão uma continuidade do primeiro, e devem focalizar investimentos em logística. “Vamos investir mais em ferrovias e hidrovias na região Sul e possívelmente no Centro-Oeste, facilitando o escoamento da produção agropecuária, de forma mais econômica”, disse.
Além disso, o ministro abriu as portas para o diálogo entre produtores e o governo, para entender melhor as necessidades do setor e encaminhar verbas do PAC 2 de forma coerente.
BB- Durante a coletiva, Bernardo comentou a participação do Banco do Brasil no agronegócio nacional e sinalizou para uma possível parceria entre o governo e a instituição financeira visando investimentos na armazenagem de grãos, “uma vez que os armazéns brasileiros estão saturados”.
O vice-presidente de agronegócios do BB, Luís Carlos Guedes Pinto, destacou que o Banco oferece 80% dos créditos agrícolas no Sul e garantiu que, em 2010, não faltarão recursos ao setor paranaense. “Vamos apoiar o Paraná”, finalizou.