Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

Iniciativa busca aperfeiçoamento da área nacional, que necessita de ações eficazes.

O cenário que abrange a defesa agropecuária brasileira necessita de ações que vão desde a escolha dos insumos até a garantia da qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, sejam eles destinados ao mercado interno ou externo.
Nessa visão de processo, o Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária tem por objetivo propor melhorias através do incentivo à inovação tecnológica, da promoção da capacitação e da indução de redes sociais. As ações estão ligadas ao desenvolvimento de projetos de Mestrado Profissional focados em sistemas produtivos e realidades regionais; ao mapeamento de tecnologias e competências que possam ser utilizadas no aprimoramento da defesa agropecuária e ao levantamento de visão e demandas do setor privado e de órgãos do Governo.

Segundo o coordenador do Projeto, professor Evaldo Vilela, a iniciativa surgiu da necessidade de levar o assunto defesa agropecuária para dentro das universidades. “O agronegócio do Brasil é potente, mas para se manter assim, precisa de uma defesa agropecuária forte. Fortalecer a área para uma atuação mais eficiente exige a formação de profissionais mais capacitados”. Vilela assegura que esta foi a motivação básica do Projeto, mas outras vieram em conseqüência: “conhecer quais as tecnologias disponíveis no Brasil com aplicação na defesa; entender o que pensa o usuário da defesa e as demandas dos empresários do setor; e as melhorias necessárias fizeram com que Projeto crescesse e ficasse ainda mais interessante e completo”.

RIT DA é top 100

A Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RIT DA) é a rede social criada pelo Projeto e está no ar desde abril de 2009. Recentemente foi apontada, pelo site Farmsphere, como uma das 100 melhores redes sociais do mundo sobre “Agricultura, Alimentos e Agronegócios”.

Funcionando como uma ferramenta de integração, conta atualmente com mais de 1.700 membros, que interagem compartilhando conhecimento em mais de 70 grupos de discussão. A RIT DA vem reunindo virtualmente o mesmo público esperado para a II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária.

Na RIT DA, o usuário pode fazer comentários, disponibilizar vídeos, imagens, eventos e outros arquivos, sendo que todo esse conteúdo é passível de ser comentando por outros membros. Também fica atualizado sobre as questões que estão em pauta na defesa agropecuária, através das postagens dos outros membros. E, ainda, pode criar e participar de grupos de interesse. RIT DA: http://inovadefesa.ning.com