Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Recursos da Embrapa estão retidos

<p>Na semana em que comemora seu 32o. aniversário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ainda enfrenta pendências burocráticas para tocar os projetos programados para 2005.</p>

Da Redação 26/04/2005 – Na semana em que comemora seu 32 aniversário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ainda enfrenta pendências burocráticas para tocar os projetos programados para 2005. Os recursos de R$ 877 milhões previstos no orçamento de 2005 ainda não foram liberados. Segundo Silvio Crestana, presidente da Embrapa, embora os recursos para pesquisa não estejam contingenciados, essas verbas ainda não foram disponibilizadas à entidade.

“Já estamos em abril e ainda não executamos nada do orçamento deste ano”, afirmou. Segundo Crestana, nenhuma pesquisa está parada por conta da não-liberação desses recursos. Contudo, há preocupações em relação à manutenção da infra-estrutura da entidade, que conta com laboratórios e centros de pesquisas em todo país.

Crestana participou ontem, em Brasília, do evento de comemoração do 32o. aniversário da entidade e apresentou novas tecnologias que devem beneficiar os pequenos agricultores. Entre as tecnologias desenvolvidas, destacam-se o mapeamento em relevo do território nacional e uma máquina que processa até 200 castanhas de caju por minuto. Segundo ele, o mapeamento de relevo permitirá delimitar áreas de preservação ambiental, além de facilitar o planejamento adequado de áreas agricultáveis. “A tecnologia vai nos permitir conhecer a topografia e relevo dessas áreas agrícolas.” Para os pequenos agricultores, sobretudo do Nordeste, a máquina de processar castanhas representará redução nos custos de produção. “O método manual gera perdas e provoca lesões por esforços repetitivos.”

A Embrapa também fechou parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a transferência de tecnologia aos pequenos agricultores. A parceria prevê a aplicação de R$ 6 milhões neste programa. Na semana passada, a Embrapa anunciou pesquisas em variedades de soja convencional e transgênicas.