Redação (03/12/2007)- A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) dá início, nesta segunda-feira (3), à instalação de acesso à internet em 124 Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) do Estado. O trabalho deve se estender até janeiro, quando serão contempladas o restante das 257 IVZs. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 335 mil, cujos recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).
Receberão material e equipamentos de informática as IVZs onde já é possível a conectividade. Computador, impressora a laser, estabilizadores, modem e cabeamento são alguns dos equipamentos que manterão o Estado interligado, permitindo, por exemplo, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica – uma pré-condição para a exportação de carne exigida pelo Ministério da Agricultura para daqui 60 dias.
"A informatização é de extrema importância para o sistema de defesa sanitária animal. Vamos ter um cadastro unificado de todas as propriedades do Rio Grande do Sul", explica o presidente do Fundesa, Rogério Kerber. Os dados atualizados permanentemente permitem dar agilidade no fluxo de informações. "Assim, trabalhamos a sanidade animal de forma preventiva", observa.
O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, destaca as vantagens propiciadas pela informatização das IVZs. "Teremos uma grande economia de tempo e de custos na máquina pública, com a redução de material de expediente, telefonia e de postagem de documentos", aponta.
SDA
Para a informatização das IVZs, a Procergs desenvolveu o Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) eletrônico. O SDA possui ferramentas para a realização da rastreabilidade animal e vegetal, emissão de certificação fitossanitária, cadastramentos de unidades de produção vegetal e animal e emissão de documentos utilizados nas ações de fiscalização do DPA e do DPV. Também permitirá que sejam acrescidos ao sistema programas para controle de registros da Coordenadoria de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal (Cispoa) e emissão de guias do DPA, entre outros.
"A informatização das ações do DPA e do DPV é uma das prioridades da nossa secretaria, pois permitirá a dinamização dos processos de fiscalização e controle realizados pelos departamentos e segurança das informações oficiais sobre a produção agropecuária no Estado", afirma Machado.