Redação (04/03/2009)- Enquanto em países europeus o consumo médio de carne suína chega a mais de 70 quilos por habitante ao ano, no Brasil esse índice cai para 12,6 quilos per capta. Preocupados com estes números, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Sebrae Nacional e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) elaboraram o projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, uma iniciativa que pretende ampliar o mercado doméstico da carne.
Em outras palavras, segundo o consultor do projeto, Wander José Soares Pereira, o objetivo é incrementar o consumo doméstico per capita em dois quilos nos próximos três anos, criando condições de sustentabilidade técnica e econômica em cada um dos elos da cadeia produtiva da suinocultura, capacitando os produtores a aproveitar as janelas de oportunidade que também se abrem no mercado externo. Estes e outros detalhes do projeto foram apresentados terça-feira (3) ao superintendente do Sebrae/RS, Marcelo de Carvalho Lopes. Também participaram do encontro o presidente da Associação de criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Luis Folador, o representante da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios e Territórios Específicos do Sebrae Nacional, João Fernando Nunes de Almeida, entre outras lideranças.
O superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, ficou entusiasmado com o projeto e será parceiro da iniciativa. “É uma proposta bem elaborada e tecnicamente viável. O Sebrae/RS já trabalha para o desenvolvimento do setor em algumas regiões do Estado, mas precisamos ultrapassar as fronteiras, já que dos 496 municípios gaúchos, 300 contam com a produção de suínos”, ressalta. Para o presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS, Valdecir Falador, o projeto vem agregar e alavancar o desenvolvimento da pequena propriedade gaúcha, tendo como conseqüência o incremento da renda do produtor rural.
A intenção é iniciar as atividades em abril deste ano.