Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sebrae/SC acompanha missão de avicultores do Tocantins

<p>O objetivo da visita foi o intercâmbio de informações, principalmente para conhecer novos modelos de produção de aves, a estrutura dos sindicatos e das cooperativas desta região.</p>

Redação (17/12/2007)- Uma missão do Estado de Tocantins esteve em Chapecó na semana passada, sob acompanhamento do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina – Sebrae/SC. A comitiva foi formada por cerca de 30 pessoas entre avicultores, lideranças e representantes do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sebrae da região do Bico do Papagaio, na divisa com o Maranhão.

O objetivo da visita foi o intercâmbio de informações, principalmente para conhecer novos modelos de produção de aves, a estrutura dos sindicatos e das cooperativas desta região. A secretária da Associação dos Avicultores do Norte de Tocantins (Avinto), Iranita Baía, explicou que a avicultura começou a ser desenvolvida naquela região há cerca de sete anos. O modelo econômico até então estava voltado para a bovinocultura e a agricultura.
O clima quente, porém constante, chamou a atenção da empresa Ave Norte Alimentos, que iniciou a integração dos interessados. A associação conta hoje com 60 avicultores que entregam a cada 60 dias, dois milhões de aves para processamento e já estão entre os cinco melhores índices de resultados de produção do país. Até o fim de 2008 serão construídos mais 400 galpões (aviários) para 20 mil aves cada.
O interesse na região oeste catarinense incentivou o grupo a visitar indústrias, propriedades agrícolas, a Embrapa Aves e Suínos em Concórdia e a assistir palestras do Sindicato dos Avicultores, com o presidente Valdemar Kowaleski, e sobre rastreabilidade, com a consultora do Sebrae/SC, Beatriz Silveira.
Todas as atividades foram coordenadas pelo consultor do Sebrae em Chapecó e Pinhalzinho, Amarildo Minela. “Os avicultores do município de Tocantinópolis conversaram com os avicultores locais e trocaram experiências sobre os programas D’Olho e Qualidade Total Rural (QTRural). Para eles foi uma viagem muito rica”, ressalta.