Da Redação 05/02/2002 – Ao reunir mais de 110 mil visitantes e 203 empresas participantes, classifica o Show Rural Coopavel, hoje, como um dos maiores eventos do País em termos de diversificação agropecuária, em lançamentos de novos produtos para o campo e em quantidade de tecnologias apresentadas. Quando começou, em 1988, era apenas um dia de campo direcionado aos associados da Coopavel mais interessados na evolução do agronegócio.
A idéia de se fazer um evento desse nível surgiu de uma visita feita a Farm Progress Show, nos Estados Unidos, quando o Presidente da Cooperativa, Dilvo Grolli e o Gerente da Área Técnica, Rogério Rizzardi, entusiasmados com o evento que visitaram, decidiram implantar aqui o que viram lá. A área destinada ao projeto já existia desde meados de 82/83 e era utilizada para testes de produtos e tímidas demonstrações sobre variedades de cultivares. Mas à partir de 1988 deu-se início aos trabalhos que iriam transformar os Dias de Campo em verdadeiro Show de tecnologia.
Um Show de trabalho dinâmico
Hoje são cinco dias onde o produtor rural pode ter acesso às mais novas tecnologias do mercado, aos novos produtos e métodos de plantio e colheita, às máquinas de última geração, etc. Tudo isso é demonstrado aos visitantes que podem percorrer os 72 hectares de área gramada, com a certeza de estar percorrendo um campo onde o futuro já chegou.
Estão sendo esperados cerca de 100.000 visitantes no Show Rural Coopavel/2002, onde estão sendo apresentadas mais de 4.500 parcelas de experimentos.
Programação anual
Desde 1994 o evento vem sendo realizado sempre na segunda semana de fevereiro. Época em que as principais culturas como soja, milho, algodão e feijão estão em sua fase ideal para demonstração. E também porque permite que a organização seja melhor elaborada e faz com que o calendário já fique pré estabelecido para a programação das empresas expositoras.
Como o Dia de Campo se tornou uma designação pouco representativa, sugeriu-se um novo nome ao evento. Hoje o Show Rural Coopavel já é reconhecido no Brasil e no exterior, mesmo com alguns percalços como pessoas que não o conhecem e pensam se tratar de um show musical ou de um rodeio com apresentações diversas.
Com datas que variavam de 12 de dezembro a 25 de fevereiro, os “Dias de Campo” deste período reuniam agricultores, associados da cooperativa, e demonstravam experimentos para a safra de verão.
Os experimentos aumentaram gradativamente para 700 parcelas realizadas nos 32 alqueires de área, sendo estes mais concentrados em híbridos de milho, variedades de soja, adubação verde e algodão, além de tecnologias com insumos, silagem, culturas alternativas e manejo de solos. Empresas como a Ocepar, a Embrapa e o Iapar sempre estiveram presentes trazendo resultados de suas pesquisas para a agricultura.
1994 – Primeira versão Nacional
O Show Rural Coopavel passou a ser semanal, abrindo as portas para agricultores de todo o Brasil e exterior. Neste ano participaram mais de 2.500 agricultores vindos de vários estados do Brasil e também da Alemanha, Argentina e Paraguai. Já em 94 foram apresentados novos experimentos em adubação química e orgânica, herbicidas, inseticidas, manejo de ervas daninhas, adubação verde, manejo e tratamento de sementes e rotação de culturas, apresentados pela Coopavel, empresas de pesquisas e mais de 20 empresas agroquímicas e de implementos estiveram presentes.
1995 a 1999 – Dinâmica de Máquinas
Em 1995, o Show Rural Coopavel recebeu 10.000 agricultores e em 2000 esse número ultrapassou a 80 mil, incluindo-se comitivas da Argentina, do Paraguai, da Bolívia, da Dinamarca, dos Estados Unidos, da França e outros países. O número de parcelas experimentais chegou a 4000. Também elevou-se o número de expositores para 95. Neste período também teve início a dinâmica de máquinas agrícolas com demonstrações de tratores e colheitadeiras em ação e orientações aos produtores sobre como utilizá-los corretamente. Ao todo 1800 profissionais e pesquisadores estiveram mostrando as novidades tecnológicas em agricultura e pecuária, com novidades em plantio direto, pastagens, confinamento de bovinos, piscicultura, fruticultura e pecuária de corte e de leite.
2000 – Mais de 95 mil participantes
Em 2000 o Show Rural Coopavel reuniu mais de 95 mil pessoas e apresentou 4.500 experimentos abordando grande parte das atividades possíveis de serem desenvolvidas na área rural. Inaugurou-se nesse ano um auditório com capacidade para 200 pessoas onde foram proferidas palestras sobre assuntos emergentes como Agricultura de Precisão, Biotecnologia – Plantas Transgênicas e Qualidade Total na Agropecuária. Comitivas do Brasil e do mundo vieram buscar as nossas tecnologias para melhorar a sua produção agrícola e pecuária. Para esse ano o número de palestras e experimentos é ainda maior, com grandes novidades que vale a pena conferir. Então já que você está aqui, ganhe mais com tudo isso.
2001 Ultrapassando fronteiras
O número de experimentos permaneceu o mesmo, 4.500, abordando no entanto as mais novas tecnologias da época, com inúmeras novidades. O público superou as expectativas com presença de 110.094 agropecuaristas de todo o país e exterior. O número de empresas participantes foi de 180 entre as áreas de pesquisa, insumos e defensivos agrícolas e máquinas e implementos para o campo.