Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Software analisa tensão dos animais no aviário

<p>Pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo em Piracicaba (SP), criou uma metodologia de processamento e análise de imagens que acompanha a movimentação de aves poedeiras no criadouro.</p>

Redação (14/03/07) – A técnica, desenvolvida pela física Valéria Cristina Rodrigues, fornece dados que demonstram o efeito da temperatura e da umidade no comportamento dos animais.

A pesquisa utilizou o software MATLAB, que transforma as imagens das aves no criadouro em matrizes matemáticas. Segundo a física e pesquisadora, por meio das matrizes, é possível encontrar o centro geométrico dos animais, fornecendo seu posicionamento a cada dez segundos, o que permite o uso de redes neurais para determinar qual é o comportamento das aves.

As aves eram observadas durante uma hora no período da manhã e por duas horas à tarde, seguindo metodologia criada em trabalho de pesquisa anterior. Na seqüência, as imagens do criadouro – tomadas do alto por uma câmera – passam por um pré-processamento que destaca o contorno das aves e facilita a análise. O estudo também levou à percepção de que quando as aves estão estressadas, costumam ficar mais perto do bebedouro e depois de alguma agitação inicial se deslocam menos para poupar energia.

Para reconhecer o comportamento das aves, a física adaptou um programa para reconhecimento de faces humanas, desenvolvido no Japão. A eficiência do programa com as aves ficou em torno de 65%. Na seqüência foi substituído de forma satisfatória a análise visual do pesquisador, mas o ideal é que o índice de acerto chegue a pelo menos 85%. O programa com a nova metodologia está em fase de desenvolvimento e deverá ser testado em sistemas industriais de criação, para ser aperfeiçoado.