Redação (12/02/2009)- O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou ontem, a instalação de mais três unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ainda neste semestre, começará a ser instalada uma unidade no Mato Grosso. Para o segundo semestre, a expectativa é de instalação de uma unidade de Tocantins. Em 2010, será construída uma unidade no Maranhão.
O ministro disse que o objetivo da construção dessas unidades é reforçar a pesquisa agropecuária para a região da Amazônia, inclusive para os assentados da reforma agrária. Só no Pará, disse, são 180 mil assentados. Ao participar de debate no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, Stephanes disse que uma das metas é desenvolver pesquisas que garantam o aumento da produtividade das lavouras.
Nas regiões de cerrado da Amazônia, disse ele, a produtividade das lavouras de soja era de 1.500 quilos por hectare na década de 80. Atualmente, o rendimento é de três mil quilos por hectare. O potencial é para produção de 4,5 mil quilos por hectare.