A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), finalizou um estudo sobre a produção de suínos em Rondônia, Estado localizado no norte do País. O estudo foi realizado a pedido da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária de Rondônia e se chama “Diagnóstico e potencialidades de Espigão do Oeste e região para implantação de cadeia produtiva de suínos”.
Elaborado pelos técnicos Idair Pedro Piccinin e Vítor Hugo Grings da Embrapa Suínos e Aves, o relatório faz um diagnóstico dos pontos positivos e deficiências da produção local de suínos, levando em conta aspectos como recursos naturais, vocação dos produtores, ambiência, capacidade de investimento e mercado consumidor.
Segundo Piccinin e Vitor, os primeiros contatos iniciaram em 2006, em visita de produtores e autoridades de Rondônia, em especial do município de Espigão do Oeste, à Embrapa Suínos e Aves. “Durante a estadia, o grupo demostrou interesse em implantar a cadeia produtiva de suínos naquela região com o objetivo de tecnificar a produção local, em parceria com os setores público e privado” revelam.
Em dezembro de 2009, com recursos do PAC Embrapa, a Unidade Suínos e Aves foi até Rondônia para levantar dados para o diagnóstico. Segundo Vítor e Piccinin, “foi detectado um número considerável de produtores com vocação e disposição de investir”. Além disso, ficou claro o interesse do poder público local em ser parceiro da iniciativa. Há um bom potencial para desenvolver a suinocultura na região.
O próximo passo está a cargo da iniciativa privada. A Associação Comercial e Industrial de Espigão do Oeste vai elaborar plano de negócio para detalhar os investimentos necessários para a implantação da suinocultura em escala industrial em Rondônia. A partir daí, a Embrapa Suínos e Aves desenhará um pacote de produção de suínos voltado as regiões que apresentam baixo domínio de tecnologias de ponta.