Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura

Suínos no Acre

Brasileia (AC) deve instalar abatedouro e criador de matrizes suínas. Produção será destinada ao mercado interno e exportações.

Suínos no Acre

Terra da indústria de animais. É como se pode classificar o município de Brasileia depois que o senador Tião Viana (PT-AC) conseguiu esta semana aprovar R$ 800 mil de crédito extra-orçamentário do governo federal para instalar naquele município um abatedouro e criador de matrizes de suínos para abastecer tanto o mercado interno quanto para vender para outros estados e países vizinhos.

Segundo informou a prefeita Leila Galvão, que esteve em Brasília tratando da liberação dos recursos do projeto junto ao assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Horácio da Silva Figueiredo Júnior, a nova fábrica de Brasileia vai beneficiar 1.500 famílias de pequenos produtores rurais da região.

Assim como vem ocorrendo com a fábrica de frangos, instalada no Distrito Industrial do município, com apoio do governo do estado, a fábrica de suínos vai gerar centenas de empregos direitos e indiretos na região que, no final do próximo ano, vai se transformar num dos portais de entrada para os milhares de passageiros que alcançarão o Acre pela Rodovia Interoceânica, que ligará o estado às cidades do Pacífico peruano.

De acordo com a prefeita, a fábrica para abater e criar porcos também será bem vinda devido à grande procura por esses animais na região, como ocorre também com os frangos da outra fábrica de porte médio já instalada no município. “Com a ajuda do senador Tião Viana, vamos criando mais empregos e desenvolvendo rapidamente o nosso município”, destaca a prefeita.

Para Leila Galvão, a fábrica de suíno vai, ainda, dar garantias sanitárias à matança de porcos que ocorre hoje no município, onde existem abatedouros clandestinos vendendo animais sem inspeção sanitária, acarretando riscos para a saúde das pessoas que os consomem.

A prefeita de Brasileia diz esperar um grande aumento para o consumo tanto de porcos como de frangos a partir da conclusão, no próximo ano, da Rodovia Interoceânica, tendo em vista que os peruanos são grandes consumidores dos dois produtos alimentícios.

“Com o apoio de políticos de grande expressão, como é o caso do senador Tião Viana, estamos preparando Brasileia para receber as milhares de pessoas que passarão pelo município, gerando todo o tipo de demanda”, assinala a jovem prefeita, que tem transformado Brasileia numa cidade limpa, moderna, atrativa e muito acolhedora.

Para preparar Brasileia, a prefeitura do município também tem recebido apoio direto do governo Binho Marques, assim como recebeu fortes colaborações durante os oito anos do governo Jorge Viana. Os investimentos em educação e saúde, principalmente, têm se destacado no município, com escolas e postos de saúde bem equipados para atender a toda sua população.

Muitas ações para gerar emprego e renda
A fábrica de suínos de Brasileia é apenas mais uma das inúmeras ações que o senador Tião Viana tem realizado nos últimos anos para gerar renda e emprego para a população acreana, garantindo cidadania e reduzindo a pressão popular sobre a floresta do estado, que deve ser preservada e explorada sustentavelmente em muitas de suas riquezas.

Entre as muitas ações desenvolvidas pelo senador, pode-se destacar o abatedouro de aves de Acrelândia, que também está ajudando centenas de pequenos produtores rurais a progredirem econômica e socialmente. Tem ainda a instalação de muitas hortas individuais e comunitárias em municípios como Mâncio Lima, Capixaba e outros.

Outra ação de geração de emprego e renda do senador foi o incentivo que deu à produção de laticínios em Rio Branco e em outros municípios, que também se beneficiam hoje da criação de pequenos animais, também incentivada por Tião Viana. Em Brasileia, o mandato do senador também apoiou a ampliação da cultura do milho e o fortalecimento de agricultura familiar, além de promover o melhoramento genético de produtos agrícolas no vizinho município de Assis Brasil, considerado o principal portal de entrada do Acre para o Pacífico.

Em Capixaba, o mandato do senador apoiou o fortalecimento e a ampliação da pecuária de leite. Em Cruzeiro do Sul, o apoio direto foi para a criação de granjas comunitárias e a ampliação do mercado produtor de artesanatos, hoje muito admirado em outras regiões acreanas.

Também houve geração de renda e empregos no município de Tarauacá com a construção de barcos, a instalação de lavanderia comunitária e a industrialização do apreciado abacaxi do município. Já em Rio Branco, também houve apoio do senador para a instalação de fábricas de doces, o incentivo à produção de frutas e a implantação do turismo de aventura, entre os quais se destaca o arvorismo e a tirolesa, que também estão sendo incentivados em municípios como Brasileia, Xapuri, Porto Acre, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

A industrialização da banana foi outra atividade desenvolvida em Acrelândia com o apoio do senador, que incentivou, ainda, a atividade da piscicultura tanto em Acrelândia quanto em municípios como Assis Brasil, Brasileia e outros. Essas foram só algumas das ações desenvolvidas pelo senador, que tem atuado para ajudar o governo do estado, as prefeituras e a sociedade civil acreana nas áreas da saúde, da educação, do comércio, da agricultura e outros.