Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia permite vacinação de embriões dentro de ovos

<p>A técnica, desenvolvida há duas décadas nos Estados Unidos, começou no Brasil há três anos.</p>

Redação AI (18/04/06)- Já é possível vacinar o embrião de um pintinho dentro do ovo. A técnica, desenvolvida há duas décadas nos Estados Unidos, começou no Brasil há três anos, pela empresa Embrix, de Chapecó (SC), através do sistema batizado de Inovoject.

De acordo com o gerente de área da empresa, José Fernando Truzzi, o número de sistemas Inovoject instalados no Brasil dobrou nos últimos dois anos. Hoje já são 65 sistemas. É um sistema viável porque o pintinho já nasce vacinado, o que reduz o tempo de incubação, disse Truzzi.

O Inovoject trabalha com bandejas de vacinação e opera com agulha dupla. Uma delas, de três milímetros, serve para perfurar o ovo, enquanto a outra, de uma polegada, aplica a vacina no embrião.

Truzzi afirmou que o sistema é 100% eficiente, sem causar danos aos ovos e ao embrião. A vacinação é feita entre o décimo oitavo e décimo novo dia de incubação do ovo.

Capacidade
No Brasil são encontradas bandejas vacinadoras com capacidade para 86, 96 e 150 ovos. O sistema aplica três vacinas contra as doenças de Marek, Gumboro e Bolba Aviária. De acordo com o gerente técnico, o Inovoject é indicado para incubatórios com produção de pelo menos dois milhões de ovos por mês, boas condições fitossanitárias e espaço físico.