O termo telepatologia se refere à prática da patologia à distância utilizando a transmissão eletrônica de imagens digitais para educação e consultas diagnósticas. Na indústria de suínos, essa tecnologia oferece oportunidade pra treinamentos de diagnósticos e serviços à distância através de uma plataforma dinâmica em tempo real.
A Faculdade de Medicina Veterinária e o Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade de Minnesota estão liderando uma parceria internacional de telepatologia visando melhorar o treinamento em diagnóstico de doenças dos suínos. Projetos pilotos já foram conduzidos com parceiros na China (Universidade de Jilin e empresas produtoras de suínos Besun e Muyuan) e Uganda. Os objetivos desses projetos iniciais é estabelecer os sistemas de telepatologia na Universidade de Minnesota e seus parceiros e desenvolver módulos de formação e de serviços na web.
Dois conjuntos de equipamentos têm sido usados pra avaliação macroscópica e histopatológica,uma câmara de extrapolação (iMedHD-pro grossing) e um microscópio com câmera acoplada (iMedHD-pro scope).
A fornecedora de equipamentos “Remote Medical Technologies” usa uma tecnologia em live-streaming HD de 1080p com uma unidade “host”. Os “visitantes” podem se conectar via web-link e interagir ao vivo via interface do navegador, que fornece plataformas de anotação, imagem e captura de vídeo. Os principais desafios estão em estabelecer uma interface consistente com os parceiros e garantir internet de qualidade para os colaboradores estrangeiros e visitantes, juntamente com o trabalho em tempo real cruzando fusos horários.
A promessa de expansão no programa de telepatologia irá trazer grandes oportunidades para patologistas, cientistas, e outros profissionais envolvidos na indústria de suínos através da promoção de serviços diagnósticos em escala global, especialmente em certos países em desenvolvimento com carência de patologistas e treinamentos para veterinários.
?Troca de experiências em relação aos aspectos de diagnóstico, apresentações clínicas e epidemiologia das doenças dos suínos em diferentes sistemas de produção ao redor do mundo.
?Entender a dinâmica e distribuição de doenças exóticas em diferentes países e sistemas de produção visando prevenir o risco potencial da introdução destas doenças no rebanho norte americano.
A divisão de interesses e a necessidade de sinergia entre pessoal especializado em patologia e diagnósticos na indústria suína será de grande valor para a tomada de decisões baseada em ciência frente aos desafios na área de sanidade encontrada pela indústria americana de alimentos.
Você já ouviu falar do I Congresso de Zootecnia de Precisão do Brasil? Clique aqui.
Por: Fabio Vannucci, professor adjunto da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Minnesota; Mac Farnham, professor adjunto da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Minnesota;; e James Collins, diretor do Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade de Minnesota.
Tradução: Júlia Linck Moroni, Medicina Veterinária