Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Telha fotovotaica faz sucesso fora do Brasil

Elas são feitas de cerâmica normal, porém foram embutidas quatro células fotovoltáicas.

Telha fotovotaica faz sucesso fora do Brasil

Uma telha que substitui os imensos painéis solares está fazendo sucesso fora do Brasil.

A rejeição do público aos modelos grandes e pesados dos painéis solares, que acima de tudo prejudicam a estética do telhados, fez com que as empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM aprimorassem suas tecnologias, criando a Tegola Solare, construídas para converter a luz solar em energia e manter a estética e a harmonia do telhado.

Elas são feitas de cerâmica normal, porém foram embutidas quatro células fotovoltáicas. A fiação segue embaixo do telhado para o conversor.

Segundo o fabricante, uma área de 40 m² gera cerca de 3kw de energia. Um telhado completo, ou parcialmente coberto com estas telhas solares, pode facilmente satisfazer as necessidades de energia de uma família.

Veneza é uma das principais cidades do mundo que já tem estes telhados solares e o local onde a maioria dessas peças foram instalada.

Várias empresas americanas e europeias têm desenvolvido modelos que permitem ser instalados em qualquer telhado.

Tomara que a tecnologia de energia limpa e renovável chegue logo por aqui e o governantes adotem uma política mais clara e sustentável com relação a matriz energética brasileira.