Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UFMT inaugura centro de pesquisa avícola na baixada cuiabana

<p>Para abrigar o novo setor, foram construídos cinco galpões destinados à criação das aves e, desses, quatro já estão devidamente climatizados, dotados de equipamentos que controlam a temperatura e a umidade do ar.</p>

Redação (12/12/2007)- Como parte das comemorações dos seus 37 anos de fundação, a Universidade Federal de Mato Grosso inaugurou, na última segunda-feira (10/12), na Fazenda Experimental, no município de Santo Antônio do Leverger, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Avícola de Mato Grosso (CPDA), que funcionará sob a coordenação do Departamento de Zootecnia e Extensão Rural da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev). Para abrigar o novo setor, foram construídos cinco galpões destinados à criação das aves e, desses, quatro já estão devidamente climatizados, dotados de equipamentos que controlam a temperatura e a umidade do ar. Além dos galpões, foram construídos mais dois prédios, um para abrigar o abatedouro e outro a parte administrativa.

Para o diretor da Famev, Eugênio Nilmar dos Santos, a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Avícola representa um marco na produção avícola da baixada cuiabana na medida em que suas pesquisas resultarão em dados e informações específicos ao manejo de aves na nossa região, colaborando para tornar a avicultura economicamente viável para os produtores locais. Destacou que a inauguração do CPDA estava sendo possível graças ao esforço conjunto da Universidade, da Fundação Uniselva e da Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Em resposta, o diretor presidente da Fapemat, Antônio Carlos Camacho, acrescentou que a avicultura está crescendo no Estado e, como o setor está demandando estudos, caberá ao CPDA essa missão. A mesma opinião foi expressa por Helmut Forte Daltro, ex-reitor e ex-diretor do antigo Centro de Ciências Agrárias da UFMT, e que, na solenidade de inauguração, estava representando o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro. Helmut Daltro historiou as tentativas de se implantar um projeto nessa área dentro da Universidade e enfatizou que a avicultura é importante alternativa econômica para a baixada cuiabana.
O coordenador do projeto do CPDA, professor Carlos Gondim, lembrou a necessidade de as universidades formarem profissionais contextualizados e que, no caso da zootecnia, sejam capazes de pensar criticamente em termos de produção sustentável, de cadeia de valor.
Também convidado para a inauguração, o senador Jonas Pinheiro esclareceu que a sua presença representava o registro de que a UFMT contava com o apoio do Congresso Nacional. ´´Estamos ombreando com a reitoria em busca de recursos complementares. O reitor Paulo Speller, pela sua simpatia e humildade, conseguiu conquistar esse apoio e, de minha parte, há oito anos, destaco recursos de minhas ementas, para a UFMT e, em especial, para a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.´´ Jonas Pinheiro justificou seu interesse pela Famev pelo fato de, perto de completar 28 anos como parlamentar federal, vir dedicando esse tempo a trabalhar pelo agronegócio brasileiro.
Encerrando a solenidade, o reitor Paulo Speller expressou sua satisfação perante o reconhecimento do senador Jonas Pinheiro pelo trabalho da UFMT. Declarou que a decisão de marcar a comemoração dos 37 anos da UFMT com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Avícola significava a valorização da Fazenda Experimental e da atuação da Famev pela administração superior e pela comunidade universitária.