Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Relações Internacionais

Uruguaios conhecem a suinocultura do RS

Em visita à Acsurs, suinocultores do país vizinho buscam informações sobre questões técnicas da produção de suínos na cadeia produtiva gaúcha e brasileira.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, com sede em Estrela (RS), recebeu a visita dos suinocultores Mario e Carlos Venturini, proprietários da Agroindústria Porcina Fênix, do Uruguai. Além deles, o médico veterinário Francesco Vezzoli, representante da UPB Genetic World, também esteve presente.

Nas duas ocasiões, os uruguaios foram recebidos pelo Presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador e pelo Superintendente do Registro Genealógico de Suínos do Rio Grande do Sul, o médico veterinário, Gilberto Moacir da Silva. Durante os encontros, foram discutidos diversos assuntos, tendo em vista que os produtores do país vizinho viajaram em busca de informações da suinocultura no Estado e no Brasil, principalmente no que se refere a questões técnicas da produção de suínos (bonificação, genética, carcaça suína).

Folador e Gilberto também falaram sobre as relações de mercado existentes entre os criadores e os frigoríficos, explicando como funcionam as relações de produção no Brasil que, em alguns pontos, se diferem das do Uruguai.

Além disso, ambos explicaram como funciona a produção de suínos no RS, tanto por parte dos criadores independentes quanto dos integrados. Neste assunto, o médico veterinário Francesco explicou como se dá o trabalho dos representantes do Governo uruguaio em relação à fiscalização da produção da carne suína nos frigoríficos daquele país.

Outro ponto abordado foi a questão do mercado genético suíno brasileiro, ou seja, como operam as empresas que atuam no país. Segundo Francesco, a UPB Genetic World teria interesse em ingressar no mercado brasileiro.

A Expointer foi apresentada aos uruguaios por Gilberto, que coordena o Pavilhão de Suínos da feira há décadas. Neste quesito, os suinocultores demonstraram interesse em participar da próxima edição, neste ano, tendo em vista que a feira apresenta o que há de melhor no rebanho suíno gaúcho. Os uruguaios acreditam que a feira possa ser uma interessante maneira de ingressar no mercado brasileiro suíno, para divulgar seus produtos e serviços.