Da Redação 30/10/2001 – Um dos temas que será apresentado durante a realização do “II Simpósio Internacional ACAV/Embrapa sobre Nutrição de Aves” que acontece nos dias 06 e 07 de novembro na sede da Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Concórdia, Santa Catarina, trata dos aspectos técnicos e econômicos da utilização de subprodutos de origem animal na alimentação de frangos de corte.
Para o pesquisador Cláudio Bellaver, que apresentará o tema, é importante que as diferentes áreas que determinam a produtividade da exploração possam ser visualizadas em conjunto. Todavia, explica o pesquisador, um dos itens que precisa ser considerado em separado é o da qualidade das matérias-primas utilizadas na fabricação das rações. Com essa colocação, o pesquisador quer enfatizar que se é possível conseguir ingredientes de alta qualidade também é necessário não se descuidar dos demais aspectos que compreendem o processo de produção animal. Por isso, é importante identificar no processo produtivo os pontos de dificuldade, ajustá-los, e proceder às melhorias.
Mas, quando na produção animal se considera somente a fabricação de ração na propriedade rural, a responsabilidade de uma boa execução depende de um número menor de pessoas e o processo precisa ser bem conhecido para que a qualidade dessa ração não se perca quando for comparada com as rações industriais. Feita na propriedade ou industrial a ração de qualidade exige ingredientes de qualidade. Além disso, salienta o pesquisador, a qualidade deve ser mantida durante e após o processamento, na estocagem e no uso. Dessa forma, se os ingredientes forem de alta qualidade na aquisição, só existirão perdas se o processamento, estocagem, transporte ou uso forem inadequados. Assim, a qualidade dos ingredientes é o primeiro e o mais importante item na produção de ração e para alcançá-la é necessário conhecer os ingredientes.
Durante a apresentação Bellaver deverá repassar conhecimentos básicos necessários à fabricação de rações, à definição dos subprodutos de origem animal, à produção de farinhas de origem animal, ao processamento das farinhas de origem animal e o seu limite de uso em rações, além de mostrar as vantagens econômicas e o conceito de qualidade certificada dessas farinhas.
Dirigido a nutricionistas e técnicos que atuam em fábricas de ração e produção de aves e, ainda, a estudantes, o evento reúne especialistas da área de diferentes países além do Brasil como Canadá, França, Escócia e África do Sul.
Inscrições – Para participar, é necessário inscrever-se até 30 de outubro. O valor das inscrições é de R$130,00. Para grupos de 5 ou mais pessoas há um desconto de 10%. Estudantes pagam R$70,00. Quem quiser confirmar vaga, deverá ligar para a Embrapa Suínos e Aves, telefone (49)442.85.55/Ramal 316/Dianir. A ficha de inscrição corretamente preenchida e o comprovante de pagamento deverá ser enviado via fax (49)442.85.59 aos cuidados de Dianir. E o pagamento feito através de depósito para a agência 001 do Banco BESC, Conta Corrente No.56.340-7 em favor da ACAV. Informações adicionais poderão ser obtidas na Embrapa Suínos e Aves pelo telefone (49)442.85.55/Ramal 316 com Dianir.