Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Vacina contra gripe aviária

Cientistas canadenses descobriram molécula que pode induzir à imunidade do frango e de humanos ao vírus H5N1.

Vacina contra gripe aviária

Cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá, divulgaram uma descoberta que pode interferir diretamente na produção de vacinas eficientes contra a gripe aviária em humanos e aves, segundo o estudo publicado no jornal PLoS ONE. “Nós encontramos um dos determinantes moleculares do vírus da gripe aviária H5N1, que pode induzir a resposta imune em frangos”, afirmou o professor Shayan Sharif, autor principal do estudo. “Esta estrutura molecular pode ser utilizada no futuro para proteger as galinhas contra a gripe aviária e, possivelmente, para o controle da transmissão do vírus H5N1 de aves para humanos”.

A preocupação universal sobre a pandemia da gripe A (H1N1) tem ofuscado a ameaça potencial de seu primo próximo – o vírus H5N1 da gripe aviária, dizem os relatórios da Universidade de Guelph. Entretanto, os cientistas e autoridades de saúde pública têm mantido uma estreita vigilância sobre a estirpe mortal do vírus H5N1.

Segundo Sharif, novos experimentos ainda devem ser feitos para que a produção de vacinas possa ser viável. A Organização Mundial da Saúde informa que, desde 2003, houve 442 casos confirmados de pessoas infectadas com o vírus H5N1, desses, 262 morreram.

Acesse o estudo completo aqui.