Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Vírus PRRS pode ser transportado pelo ar

Cientistas norte-americanos verificam meios de contágio do vírus da PRRS pelo ar.

Um grupo de cientistas americanos publicou um estudo que salienta a hipótese que o vírus PRRS pode ser transportado pelo ar. O estudo, conduzido pelo Prof. Scott Dee, Satoshi Otake, Simone Oliveira e John Dee do Centro de Erradicação de Doenças Suínas da Universidade Veterinária de Minnesota foi publicado em abril.

Inoculação

Cerca de 300 suínos foram utilizados na experiência. Eles inocularam o vírus MN-184 , responsáveis pela Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS, sigla em inglês) e Mycoplasma (M-hyo) durante um período de 50 dias. As amostras do ar foram coletadas há uma longa distância e testadas.

Das 306 amostras coletadas, 4 (1,3%) foram positivas se tratando do PRRS e (1,9%) se mostraram positivas para o M-hyo. As amostras positivas foram encontradas há 4,7km de distância.

Amostras

Quatro amostras do M-hyo foram coletadas à noroete do ponto de teste; duas a cerca de 2,3km e as restantes à 4,7km. Uma estava há sudeste e outra há sudoeste do ponto de teste.

Longa discussão

A capacidade dos agentes patogênicos animais serem transportados pelo ar através de aerosóis é um discussão mantida por anos. Existem vários relatos sobre a propagação das bactérias há longa distância incluindo a febre aftosa e outras doenças de origem animal.

* Com informações do Pig Progress