Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Estudo avalia impacto das granjas avícolas na qualidade da água dos rios Wye e Usk, na Inglaterra e País de Gales

Estudo avalia impacto das granjas avícolas na qualidade da água dos rios Wye e Usk, na Inglaterra e País de Gales

O aumento das preocupações com a qualidade da água no Reino Unido, especialmente em áreas de captação dos rios Wye e Usk, levou o British Egg Industry Council (BEIC) a comissionar um estudo com a ADAS para investigar o impacto potencial das granjas avícolas locais na poluição desses rios.

Os problemas relatados incluem proliferação de algas, eutrofização e declínio ecológico, associados ao excesso de nutrientes como nitrogênio e fósforo. O estudo focou em avaliar os níveis de nutrientes em solos de terras usadas para produção de ovos caipiras e em cursos d’água adjacentes.

Metodologia e Análises

A análise envolveu a coleta de amostras de solo e água em 14 fazendas de ovos caipiras consideradas de “alto risco” nas áreas de captação. As amostras de solo foram coletadas em padrões convencionais e analisadas para pH, fósforo, potássio e magnésio. Para a água, foram analisados fósforo total, fósforo dissolvido, potássio total, nitrogênio de nitrato e amônio, além de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e organismos indicadores fecais (FIO).

Resultados

Os resultados mostraram um aumento ligeiro nos níveis de fósforo e potássio em solos de pastagem em comparação com áreas de controle. No entanto, esses níveis estão dentro da faixa esperada para solos agrícolas manejados.

A análise de água revelou um nível médio total de fósforo menor a jusante do que a montante, embora algumas anomalias tenham sido observadas. A variação nos níveis de nitrato foi significativa, mas os valores estavam baixos em comparação com os limites estabelecidos pela Water Framework Directive. A DBO média também foi menor a jusante, indicando um impacto limitado da área de pastagem na qualidade da água.

O estudo sugere que, na maioria dos casos, as áreas de pastagem associadas à produção de ovos caipiras não têm um impacto direto significativo na qualidade da água dos rios Wye e Usk. No entanto, a interpretação dos dados foi complexa, e mais estudos podem ser necessários para entender completamente a origem dos nutrientes e os impactos potenciais.

Referência: Poultry World