Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Premiação

Manejo de pirarucu por indígenas do Amazonas recebe prêmio nacional

Manejo de pirarucu por indígenas do Amazonas recebe prêmio nacional

O manejo sustentável do pirarucu pelo povo Paumari, no Amazonas, foi reconhecido na 12ª edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social, ocorrido em Brasília (DF) em 21 de junho. Este prêmio celebra iniciativas inovadoras em diversas áreas, incluindo meio ambiente e geração de renda. A iniciativa dos Paumari revitalizou o estoque de pirarucu e outras espécies, permitindo a retomada da pesca comercial de maneira sustentável, gerando renda e fortalecendo a participação comunitária, especialmente de jovens e mulheres.

O sucesso do projeto inspirou comunidades próximas, mulheres do Médio Juruá e povos indígenas do Vale do Javari a buscar apoio dos Paumari para implementar sistemas semelhantes. Com o financiamento recebido pelo prêmio, o projeto será expandido para a comunidade Nazaré, vizinha ao território Paumari, e entre os indígenas do Vale do Javari, começando em 2025. Além disso, haverá intercâmbios para fortalecer a participação das mulheres indígenas dessas regiões.

Felipe Rossoni, da OPAN, destacou a importância do conhecimento dos povos indígenas da Amazônia, ressaltando que o manejo pesqueiro dos Paumari foi a única iniciativa indígena premiada, competindo na categoria “Tecnologias Sociais Certificadas em Edições Anteriores”. O projeto foi selecionado após avaliação por uma banca e votação popular, reconhecendo o trabalho dos Paumari ao longo de 15 anos na criação de um modelo eficiente e sustentável.

Barara Abimael, representando os Paumari, enfatizou que o manejo vai além da atividade comercial, contribuindo para a proteção ambiental e a coesão social da comunidade. Ele destacou que o manejo fortaleceu a união entre os Paumari, protegendo seu território e promovendo igualdade entre homens e mulheres através da associação local.