Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne sem osso

Pesquisas investigam um novo método para detectar fragmentos de ossos em frangos.

Redação AI 18/08/2003 – Uma relevante pesquisa realizada pela U.S. Poultry and Egg Association, em Tucker, Geórgia, ajudou a desenvolver um novo método de detecção de ossos e fragmentos em carnes de aves, utilizando-se de uma combinação de raios X e lasers. “Os americanos têm demonstrado a sua predileção por carnes sem ossos”, afirmam os pesquisadores da Universidade de Maryland, Yang Tao e Lewis Carr.

“Para a indústria da carne de frango detectar a presença de ossos é muito importante, pois possibilitará um salto de qualidade e de segurança para os consumidores”.

Os raios-x têm sido utilizados para fazer uma inspeção interna do material. Contudo, os raios-x tradicionais não são eficazes em todas as situações, daí , a importância do novo método. Os doutores Yang Tao e Lewis Carr já desenvolveram um sistema que faz com que os raios-x e os lasers operem de forma sincronizada. Resta agora, desenvolver a engenharia do projeto para que este novo método seja aplicado nas plantas processadoras de carne de frango.