Levantamentos do Cepea mostram que os preços médios da carne suína têm subido fortemente no atacado da Grande São Paulo, enquanto a carne bovina apresenta leve valorização e a de frango está em queda. Como resultado, a competitividade da proteína suinícola diminuiu frente às suas principais concorrentes.
Segundo pesquisadores do Cepea, a carne suína vem se valorizando desde a primeira semana de junho, ganhando ainda mais força no início de julho, impulsionada pelas demandas internas e externas aquecidas. Em contrapartida, a desvalorização da proteína avícola está atrelada sobretudo ao enfraquecimento da procura, que tem mantido baixa a liquidez no setor atacadista, conforme pesquisas do Cepea.
Este cenário sugere uma dinâmica de mercado onde a demanda por carne suína está em alta, provavelmente devido a fatores como qualidade percebida, preferências dos consumidores, ou possíveis mudanças em políticas de exportação. Já a carne de frango, com sua procura enfraquecida, enfrenta um desafio maior de liquidez, refletindo diretamente nos preços praticados no atacado.