Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

RJ e Ministério Público unidos contra abate clandestino

<p>Os produtores muitas vezes recorrem ao abate clandestino por questões econômicas, por não terem condições de levar os animais até os matadouros.</p>

Redação (16/11/2007)- A luta para exterminar a prática do abate clandestino terá mais um round na próxima quarta-feira, dia 21. Técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento estarão reunidos com o promotor público de Campos, Marcelo Lessa, a fim de discutir medidas que possam inibir a prática no Norte e Noroeste fluminenses. Segundo o coordenador de Inspeção Sanitária da Secretaria de Agricultura do Estado, Plínio Leite Neto, o objetivo é estabelecer metas para exterminar com o abate clandestino.

– Estamos propondo algumas ações para que as prefeituras entrem nesta luta junto com o Governo do Estado e o Ministério Público – revela Plínio Leite.

O coordenador explica que na Região Serrana, a parceria com o Ministério Público tem dado resultados. Promotores fizeram minutas propondo duas alternativas de ações a serem implantadas pelas prefeituras: a criação da Linha da Carne, que consiste na destinação de um veículo que transportaria os animais de pequenos produtores até os matadouros oficiais ou a construção de câmaras frias, para que os produtores possam estocar as carcaças abatidas.

Segundo Plínio Leite, os produtores muitas vezes recorrem ao abate clandestino por questões econômicas, por não terem condições de levar os animais até os matadouros. Com a parceria das prefeituras, o problema será contornado.

O consumo de carne abatida clandestinamente é muito perigoso. Segundo a Inspeção Sanitária Estadual, as carnes que não são fiscalizadas correm o risco de transmitir doenças como tuberculose e cisticercose. Nos matadouros, os animais são rigorosamente fiscalizados pela Inspeção Estadual e a qualquer suspeita as carcaças são descartadas para evitar a transmissão de doenças para o consumidor.

A reunião com o Ministério Público de Campos acontecerá na Rua Alberto Torres 371, às 14h30 do dia 21 de novembro.