Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tipificação no Brasil precisa ter padronização

Especialistas discutiram o assunto durante o 1o. Seminário e Workshop sobre Tipificação de Carcaças Suínas, realizado em Ponte Nova (MG).

Redação SI 17/09/2003 – O presidente da ABCS, José Adão Braun, participou do 1o. Seminário e Workshop sobre Tipificação de Carcaças Suínas no Brasil – proposta de padronização e métodos de dissecação, dia 10, em Ponte Nova, Minas Gerais. Durante o evento, dois técnicos alemães, especialistas em tipificação de carcaças, proferiram palestras e dissecaram uma carcaça diante do público, com o objetivo de demonstrar a metodologia usada e recomendada por eles. Durante o encontro, ainda, os técnicos também deram treinamento no Frigorífico Saudali. Participaram do Seminário representantes de indústrias frigoríficas, produtores e técnicos de diversas regiões do País.

Braun foi convidado para abordar, em uma mesa redonda,  o tema relativo à necessidade de implantação de um método de referência para dissecação de carne suína no Brasil. Os outros participantes da mesa, como o presidente da Associação de Suinocultores de Minas Gerais (Asemg), José Arnaldo Pena, assim como Braun, destacaram a importância de se implantar um método padronizado de tipificação de carcaças, que seja regulamentado pelo Ministério da Agricultura. O coordenador do evento foi Tadeu Facco Silveira, do Ital, Instituto Tecnológico de Alimentos.