Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fiscalização

Abate inspecionado

Instituto Mineiro de Agropecuária aumenta inspeção de abates em MG. Frigoríficos de aves, bovinos e suínos são fiscalizados.

Abate inspecionado

Até abril de 2010, em torno de 320 estabelecimentos de produtos de origem animal obtiveram registro no Instituto Mineiro de Agropecuária. Estes estabelecimentos são classificados em frigoríficos de aves, bovinos e suínos, entrepostos de carne e derivados, ovos, pescado, laticínios, granja leiteira, indústria de carne e derivados, indústria de conserva de ovos e pescado, unidades apícolas e usina de beneficiamento de leite.
  
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que o registro dos estabelecimentos e dos produtos de origem animal é obrigatório por lei. Estabelecimento sem registro é considerado clandestino, passível de interdição, apreensão e inutilização de seus produtos, esclarece.
  

Com os estabelecimentos registrados no IMA, além de uma fiscalização mais rigorosa, há uma constatação na diminuição dos abates informais no estado. Os últimos dados divulgados em 2009 pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG)  indicam que o crescimento do abate inspecionado entre os anos de 2004 e 2008 foi de 58,4%. Este valor é significativo, visto que o rebanho apresentou acréscimo de 14,4% no período e a população cresceu 4,5%.
  
O comércio informal de produtos de origem animal, além de por em risco a saúde dos consumidores, já que não são submetidos à inspeção e fiscalização sanitária, implica em sonegação fiscal, desobediência às leis trabalhistas e poluição ambiental.
  
Na prática, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). realizado em Minas Gerais, pelo IMA contribui para diminuir a informalidade na produção e venda de produtos agroindustriais, o que colabora diretamente para o aumento da exportação e desenvolvimento do mercado interno.
  
Assim, o produtor ganha pela qualidade de sua produção, o consumidor adquire produtos de qualidade e a economia do estado se fortalece, ganhando reconhecimento nacional e internacional. Com informações do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).