Quatrocentos quilos de frango abatido de forma irregular foram apreendidos, nesta terça-feira (9), pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon). A operação foi realizada no município da Serra, Espírito Santo, onde cinco estabelecimentos foram fiscalizados e um deles interditado. O proprietário do abatedouro fechado foi preso em flagrante.
Segundo o delegado Wanderson Prezotti, a operação foi realizada após os policiais receberem denúncias anônimas, indicando que os cinco abatedouros localizados nos bairros Parque Residencial Tubarão, Novo Horizonte e José de Anchieta funcionavam irregularmente.
O delegado informou que uma equipe de policiais foi designada para averiguar as denúncias e constatou que, dos cinco estabelecimentos denunciados, somente no que funcionava no Parque Residencial Tubarão foi encontrado o abate clandestino dos frangos. Os policiais acionaram funcionários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), que comprovaram o funcionamento ilegal.
Após prestar depoimento ao titular da Decon, o proprietário do abatedouro interditado foi autuado por crime contra a relação de consumo, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e, em seguida, conduzido para o Centro de Triagem de Viana (CTV).