As autoridades alemãs confirmaram a nona exploração de suínos infectada com Peste Suína Africana (PSA). O vírus foi detectado em uma fazenda de engorda no estado de Mecklenburg-Vorpommern, no nordeste do país.
A fazenda está localizada no distrito de Vorpommern-Greifswald e possui cerca de 3.500 animais que serão abatidos. Segundo o meio de comunicação local NDR, dois suínos desenvolveram febre e um terceiro morreu, levando à confirmação do vírus. A fazenda está situada perto da cidade de Pasewalk, a aproximadamente 20 km da fronteira com a Polônia.
O laboratório de referência alemão Friedrich-Loeffler-Institut (FLI) confirmou a infecção e informou que a origem exata do surto ainda não é clara. O FLI afirmou que não foram encontrados javalis infectados com PSA nas proximidades e que o vírus foi descoberto em um matadouro.
A fazenda foi fechada para transporte. Mais detalhes sobre o surto são aguardados para o final do dia. No mapa, o novo surto foi adicionado provisoriamente no centro do distrito de Vorpommern-Greifswald, já que a localização exata ainda não foi divulgada.
Este é o segundo surto registrado em uma exploração agrícola no estado de Mecklenburg-Vorpommern desde o primeiro surto em novembro de 2021. Os outros surtos de PSA em suínos domésticos ocorreram nos estados de Brandemburgo (5), Baden-Württemberg (1) e Baixa Saxônia (1).
Till Backhaus, ministro da agricultura de Mecklenburg-Vorpommern, declarou ao NDR: “Atualmente, há muitas indicações de que estamos lidando com uma entrada pontual, semelhante ao que experimentamos em novembro de 2021, quando o vírus foi detectado pela primeira vez em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental.”