Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

Alemanha confirma nono foco de suínos infectados com Peste Suína Africana

Alemanha confirma nono foco de suínos infectados com Peste Suína Africana

As autoridades alemãs confirmaram a nona exploração de suínos infectada com Peste Suína Africana (PSA). O vírus foi detectado em uma fazenda de engorda no estado de Mecklenburg-Vorpommern, no nordeste do país.

A fazenda está localizada no distrito de Vorpommern-Greifswald e possui cerca de 3.500 animais que serão abatidos. Segundo o meio de comunicação local NDR, dois suínos desenvolveram febre e um terceiro morreu, levando à confirmação do vírus. A fazenda está situada perto da cidade de Pasewalk, a aproximadamente 20 km da fronteira com a Polônia.

O laboratório de referência alemão Friedrich-Loeffler-Institut (FLI) confirmou a infecção e informou que a origem exata do surto ainda não é clara. O FLI afirmou que não foram encontrados javalis infectados com PSA nas proximidades e que o vírus foi descoberto em um matadouro.

A fazenda foi fechada para transporte. Mais detalhes sobre o surto são aguardados para o final do dia. No mapa, o novo surto foi adicionado provisoriamente no centro do distrito de Vorpommern-Greifswald, já que a localização exata ainda não foi divulgada.

Este é o segundo surto registrado em uma exploração agrícola no estado de Mecklenburg-Vorpommern desde o primeiro surto em novembro de 2021. Os outros surtos de PSA em suínos domésticos ocorreram nos estados de Brandemburgo (5), Baden-Württemberg (1) e Baixa Saxônia (1).

Till Backhaus, ministro da agricultura de Mecklenburg-Vorpommern, declarou ao NDR: “Atualmente, há muitas indicações de que estamos lidando com uma entrada pontual, semelhante ao que experimentamos em novembro de 2021, quando o vírus foi detectado pela primeira vez em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental.”