Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

América do Sul integra laboratórios contra Influenza Aviária

Foi oficializada na última semana a criação da Rede Sul-americana de Laboratórios de Diagnóstico de Influenza Aviária e Doença de Newcastle.

América do Sul integra laboratórios contra Influenza Aviária

Foi oficializada na última semana, durante encontro técnico sediado pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro/MAPA), em Campinas (SP), a criação da Rede Sul-americana de Laboratórios de Diagnóstico de Influenza Aviária e Doença de Newcastle (RESUDIA). 

De acordo com o Diretor do Lanagro/Campinas, André Mendonça, a Resudia nasce com o objetivo de promover capacitação de recursos humanos, harmonizar métodos, padronizar procedimentos de biossegurança e realizar ensaios interlaboratoriais. 

“A rede integrada também viabilizará a interação entre os laboratórios nacionais de cada país integrante”, destacou Mendonça.

O acordo para a criação da rede aconteceu durante a “Oficina Regional Sobre Diagnóstico Molecular da Influenza Aviária e Doença de NewCastle”, promovida pelo Lanagro, em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Serviço de Inspeção Animal dos Estados Unidos, o APHIS/USDA.

Participaram do encontro membros do setor público (do Ministério da Agricultura, Embrapa e da Universidade de São Paulo) e da iniciativa privada do Brasil, e representantes de laboratórios oficiais da Argentina, do Chile, do Uruguai, da Bolívia, do Paraguai, dos Estados Unidos, do Equador, da Colômbia e do Peru.  Também estiveram no evento técnicos de laboratórios credenciados pelo Mapa para a realização de ensaios para diagnóstico sorológico de Influenza Aviária, além do representante regional da OIE para as Américas, Luís Osvaldo Barcos.

O próximo encontro da rede acontecerá em setembro de 2015, no Chile.