A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio feito hoje pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a aprovação do pedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para reconhecimento de 14 estados brasileiros como livres de Peste Suína Clássica.
Turra recebeu a informação sobre o reconhecimento pelo Diretor de Saúde Animal do Ministério – que também é presidente da Comissão Regional da OIE para as Américas – Guilherme Marques. Conforme o MAPA, fazem parte da lista o Distrito Federal, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além dos municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do município de Canutama e sudoeste do município de Lábrea, no Amazonas.
Conforme o presidente da ABPA, a aprovação do reconhecimento consolida a suinocultura do Brasil em novos patamares frente ao mercado internacional, diferenciada pela excelência de seu status sanitário.
“Esta conquista deverá ampliar ainda mais nossa capacidade competitiva no mercado internacional. Nosso status sanitário tem sido um diferencial primordial para a expansão das exportações”, destaca.
Segundo Vargas, o anúncio feito pelo ministério consolida um longo trabalho conjunto executado desde 2005 pelo Ministério da Agricultura, a equipe técnica das Secretarias de Agricultura do Rio Grande do sul e Santa Catarina e a ABPA (então, como Abipecs).
“Voltamos nossos esforços para oferecer as garantias necessárias para este reconhecimento, por meio de um trabalho em parceria que findou em uma importante vitória do Poder Público e da iniciativa privada da suinocultura do Brasil”, ressalta Vargas.