Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Avicultura na Bahia

Adab reforça ações no Programa de Sanidade Avícola na Bahia. Classificação do status baiano pode subir de C para B.

Avicultura na Bahia

Com a possibilidade de mudança na classificação do status sanitário da avicultura na Bahia de C para B, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está intensificando as ações dentro do Programa de Sanidade Avícola. Seguindo as orientações da última auditoria do Ministério da Agricultura (Mapa), a Adab ampliou a vigilância ativa nas propriedades, aprimorou o monitoramento, cadastrando as granjas pelo sistema Adabsat (georeferenciamento) e reforçou a fiscalização do trânsito de animais em território baiano.

Na última semana, cerca de 15 mil aves provenientes da região sudeste do país foram sacrificadas nos municípios de Vitória da Conquista e Itaberaba. Os cinco caminhões que transportavam a carga tentaram burlar as barreiras sanitárias da Adab, usando Guia de Trânsito Animal (GTA) falsificada.

A GTA é um documento obrigatório para trânsito de animais e, no caso de aves de descarte, só pode ser emitido por médico veterinário do Serviço Oficial. O sacrifício das aves foi realizado pelo Grupo Especial de Atendimento Sanitário Emergencial (Gease/Aves) e contou com a participação de 15 fiscais e técnicos da Agência. Após a ação, os motoristas dos caminhões foram encaminhados à Delegacia de Polícia e agora respondem a um inquérito criminal.

“A Bahia tem uma defesa agropecuária eficiente, capaz de assegurar a saúde da população e a avicultura do Estado”, ressaltou o secretário de Agricultura, Eduardo Salles ao ser informado sobre a apreensão das aves.

O diretor geral da Adab, Cássio Peixoto completou, lembrando que ações como essas respaldam o negócio pecuário na Bahia. “Estamos no cumprimento do nosso dever com os criadores e com a sociedade. Por isso, vamos intensificar as fiscalizações móveis e buscar parceiros comprometidos com a população e com a agropecuária no Estado de modo a cada vez mais acautelar os interesses do setor”.