O Brasil pode ser declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação a partir do próximo ano. A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, na manhã desta sexta-feira (03/07), em Foz do Iguaçu (PR).
De acordo com o ministro, o governo brasileiro irá solicitar à OIE, em 2010, uma certificação atestando o País como livre de febre aftosa com vacinação. Segundo Stephanes, o governo vem desenvolvendo um bom programa para erradicação da doença e já reúne condições de requerer o certificado. “Temos um programa de erradicação eficiente. Constituímos uma forte barreira sanitária em todas as regiões fronteiriças, temos dispensado atenção especial à vacinação do rebanho bovino e continuaremos trabalhando com os países vizinhos para erradicar a doença do continente”, afirmou.
Stephanes está participando do 13º Seminário Internacional de Desenvolvimento da Suinocultura, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). O evento se encerra hoje.