Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Butantan está desenvolvendo a primeira vacina contra gripe aviária para humanos

Trabalho de desenvolvimento do imunizante teve início em janeiro, quando os cientistas do Butantan passaram a monitorar a disseminação do vírus da influenza aviária em todo o mundo

Butantan está desenvolvendo a primeira vacina contra gripe aviária para humanos

O Instituto Butantan deu início ao desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária em humanos. Atualmente, estão sendo realizados testes com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o primeiro lote piloto já está pronto para testes pré-clínicos. O objetivo é preparar o país para enfrentar possíveis pandemias, aproveitando a experiência adquirida com o desenvolvimento e distribuição das vacinas contra a COVID-19 nos últimos anos.

O trabalho de desenvolvimento do imunizante teve início em janeiro, quando os cientistas do Butantan passaram a monitorar a disseminação do vírus da influenza aviária em todo o mundo, aprendendo com a experiência adquirida no combate à COVID-19. “Iniciamos os trabalhos para encontrar um protótipo de vacina contra a gripe aviária, com a colaboração de vários pesquisadores do instituto. O Butantan tem o papel de se capacitar estrategicamente para atender às demandas futuras”, afirmou o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.

O Butantan pretende desenvolver um estoque de vacinas utilizando três cepas vacinais da influenza aviária: influenza aviária A/Anhui/1/2005 (H5N1); influenza aviária A/Astrakhan/3212/2020 (H5N8); e influenza aviária A/duck/Vietnam/NCVD-1584/2012 (H5N1). As cepas foram obtidas em parceria com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e o Instituto Nacional de Controle e Padrões Biológicos (NIBSC) do Reino Unido, seguindo as orientações da OMS.

Esse estoque estratégico é fundamental para que o Butantan possa contribuir em caso de uma pandemia da doença. “Ainda não sabemos quando essa grande pandemia irá ocorrer, mas é inevitável, e precisaremos estar preparados para responder. A gripe aviária exige opções de prevenção e formas de combate eficazes”, ressalta Esper Kallás.

Com o intuito de acelerar a produção, o Butantan está utilizando a mesma tecnologia empregada na fabricação da vacina contra a influenza sazonal, que já fornece anualmente 80 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O desenvolvimento da vacina contra a gripe aviária pelo Instituto Butantan representa um importante passo para fortalecer a capacidade do Brasil de enfrentar futuras ameaças pandêmicas e proteger a saúde da população.