Dr. William Costa -Gerente técnico de suinocultura Ceva Brasil, Cherlla Romeiro – Gerente de Negócios de Suínos da Ceva e Dr. Roman Krejci -Ceva França
A cepa vacinal da Hyogen® foi selecionada entre as amostras mais imunogênicas da atualidade pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da Ceva. O resultado foi um novo e moderno antígeno de Mh ( Mycoplasma hyopneumoniae) com capacidade de indução de uma excelente resposta imune, atendendo as mais altas exigências de qualidade e eficácia em alto desafio. A nova cepa exclusiva BA 2490-99 de Mh da Hyogen® aliada ao adjuvante Imuvant inaugura uma nova era na proteção contra Mycoplasma hyopneumoniae com maior estímulo da imunidade celular.
A médica veterinária Cherlla Romeiro – Gerente de Negócios de Suínos da Ceva alerta que “O Mycoplasma hyopneumoniae, causador da pneumonia enzoótica em suínos, tem um papel importante no complexo de doenças respiratórias por sua característica imunossupressora. Hoje o Mh é responsável pela redução de ganho de peso diário de 17% e piora na conversão alimentar de 14%, daí a necessidade de buscar uma nova cepa que apresentou excelente resposta imune mesmo em alto desafio.
Atualmente, a enfermidade tem sido reportada mesmo em plantéis de suínos que receberam vacinas convencionais de Mh. A Hyogen® é uma atualização com a introdução de uma nova cepa de Mh mais imunogênica na linha comercial das vacinas.”
William Costa, Gerente Técnico Ceva Brasil destaca que outro diferencial exclusivo da Hyogen® é o Imuvant, adjuvante único composto por um lipopolissacarídeo não tóxico, juntamente com uma emulsão de óleo mineral em água que forma um complexo imunoestimulante altamente eficiente para uma ampla e adequada estimulação imune.
Ceva fortalece portfólio – Com o lançamento a Hyogen a Ceva fortalece o seu portfólio de soluções em saúde animal com uma vacina que é um banho de inovação na proteção contra Mh. William cita ainda que a nova cepa apresenta excelente resultados na imunidade inata, humoral e mediada por células. “Os animais vacinados com Hyogen apresentaram um número significativamente mais elevado de células de defesa específicas contra o Mh com relação ao grupo controle. A vacinação com Hyogen promoveu ainda uma resposta imune rápida e longa duração com a partir de 15 dias e que se estende por 25 semanas após a vacinação” conclui.