Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segurança Alimentar

Colômbia busca experiência da Conab em ações de segurança alimentar

Uma delegação do Governo da Colômbia esteve reunida com técnicos da Conab com o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas na área de política agrícola, abastecimento e segurança alimentar.

Colômbia busca experiência da Conab em ações de segurança alimentar

Uma delegação técnica do Governo da Colômbia esteve reunida com técnicos da Companhia Nacional de Alimentos (Conab), em Brasília, na última sexta-feira (5), com o  objetivo de conhecer as ações desenvolvidas pela estatal na área de política agrícola, abastecimento e segurança alimentar.
 
Na ocasião, a Conab apresentou cada área de sua atuação, incluindo as principais ferramentas para elaboração das políticas públicas, como os levantamentos de dados agrícolas. “O estado precisa fornecer, a todos, informações de qualidade”, ponderou o superintendente de Informações do Agronegócio, Aroldo de Oliveira Neto.
 

Também foi mostrada a experiência do Brasil com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produção da agricultura familiar, por preços de referência, baseados nos mercados regionais, até o limite de R$ 8 mil ao ano por família. Os alimentos são doados a instituições como escolas, asilos e hospitais.
 
O superintendente de Gestão de Oferta da Conab, Paulo Morceli, apresentou à comitiva colombiana a Política de Garantia de Preços Mínimos, ferramenta utilizada pelo governo brasileiro para impulsionar a agricultura e regularizar o abastecimento alimentar no país. “Foi uma oportunidade para detalhar a execução da Política, com informações sobre a operacionalização de compras e vendas e os cálculos utilizados para estipular os preços mínimos”, ressaltou.
 
A delegação ainda demonstrou interesse em conhecer as ações de abastecimento nacional e de ajuda humanitária internacional, a partir das doações de cestas. Segundo a diretora adjunta de desenvolvimento rural do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia, Marta Rincon, o trabalho desenvolvido pela Companhia poderá servir de exemplo para propostas de políticas públicas importantes na missão do governo colombiano de transformar e fortalecer o setor agrícola daquele país.
 
Além da diretora adjunta Marta Rincon, participaram da comitiva: Santiago Perry (Diretor Executivo da Corporação Participativo e Sustentável dos Pequenos Produtores Rurais – Corporación PBA), Susana Márquez (Programa FIDA – MERCOSUL) e Carolina Albuquerque (Assessoria Internacional do MDA/Brasil).