Com atividades de vigilância e amostragem no departamento de Chocó, o Instituto Agrícola da Colômbia (ICA) pretende determinar a ausência ou presença da Peste Suína Clássica (PSC) em fazendas localizadas nos municípios de Ele chorou: Medio Baudó, Río Quibdó, União Pan-Americana, Medio San Juan e Sipí.
“Ao manter a vigilância ativa no departamento, podemos garantir a ausência da PCP na zona franca, que é reconhecida perante a OIE, de acordo com as disposições do seu código sanitário para animais terrestres”, disse o gerente secional de Chocó. Martha Livin Mosquera Castro.
Os funcionários coletaram um total de 112 amostras sorológicas de porcos naquela região do país, que foram enviadas ao Laboratório Nacional de Diagnóstico Veterinário da ICA, localizado em Bogotá, para determinar com segurança a não presença do vírus PSC.
Para o Instituto, como autoridade sanitária, é essencial realizar vigilância e amostragem para evitar a presença e disseminação da doença, mantendo a área de Chocó como área livre de PSC sem vacinação, preservando a saúde e a segurança de produtos de origem suína .