Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Especialistas monitoram risco de gripe aviária no Litoral Norte de SC

Atualmente, o Estado é responsável por 16% da produção nacional de carne de frango, com aproximadamente 13 mil produtores de aves

Especialistas monitoram risco de gripe aviária no Litoral Norte de SC

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) estão em alerta para potenciais casos de influenza aviária no Litoral Norte de Santa Catarina, conforme anunciado pela prefeitura de São Francisco do Sul nesta terça-feira (20).

O aumento dos casos de gripe aviária no Brasil tem sido motivo de preocupação para Santa Catarina desde o mês passado. Com o país em estado de emergência para a gripe aviária, após a confirmação de casos em aves silvestres, SC emitiu um alerta máximo e tem tomado medidas de prevenção contra a doença. O PMP-BS já possui um protocolo específico para lidar com a situação.

Medidas

Caso observe sintomas em aves, como descoordenação motora, incapacidade de levantar voo, tremores, dificuldade respiratória, convulsões, ou a presença de muitos animais mortos, o Serviço Veterinário Oficial de SC deve ser contactado através do número 0800 643 9300. Para aves marinhas assintomáticas ou mortas, o contato deve ser feito com o PMP-BS pelo número 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp (47) 99212-9218.