A Agência Reguladora de Alimentos e Medicamentos (FDA, sigla em inglês), dos Estados Unidos reduziu significativamente sua estimativa do uso de antibióticos em propriedades rurais depois do último relatório mensal que mostrou aumento de 6,7% ante 2010.
A entidade já publicou novos números que mostram aumento de apenas 1,3%, o que está a par com a produção de carne e de aves. O relatório revisto conclui que o montante global dos medicamentos utilizados na produção de alimentos foi de 13,2 milhões de quilos em 2010, um pouco acima da média de 2009, quando registrou 13,1 milhões de quilos. A agência declarou que os números iniciais divulgados este ano foram baseados em uma versão anterior publicada equivocadamente. “Ainda estamos ajustando classificações e números”, declarou a FDA. “Incluindo uma apresentação tardia do relatório de medicamentos”.
O relatório inicial provocou manifestações entre os defensores da saúde pública em prol da restrição do uso de medicamentos na produção animal, alegando risco à saúde humana e aumento do número de bactérias resistentes aos medicamentos, o que os tornariam menos eficazes.