Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Geraldo Alckimin e Arnaldo Jardim lançam Guia de Trânsito Animal eletrônica para aves vivas e ovos férteis

Agora, os animais circularão acompanhados da guia de trânsito animal (e-GTA), emitida por meio do sistema informatizado Gedave.

Geraldo Alckimin e Arnaldo Jardim lançam Guia de Trânsito Animal eletrônica para aves vivas e ovos férteis

O governador Geraldo Alckmin lançou, em conjunto com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica para aves. A partir de agora, não mais será emitida em formulário manual no Estado de São Paulo. O evento, no Palácio dos Bandeirantes, contou com lideranças do setor avícola.

Agora, os animais circularão acompanhados da guia de trânsito animal (e-GTA), emitida por meio do sistema informatizado Gedave da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Estão inclusos nessa exigência aves vivas, ovos férteis, aves ornamentais e aves silvestres cativas. O objetivo principal é a rastreabilidade das aves e o controle sanitário.

Para utilizar este sistema, o produtor precisa ter o cadastro da propriedade ou estabelecimento rural junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Heinz Otto Hellwig, titular da Defesa, destacou que, “no primeiro momento, a emissão da GTA eletrônica é para favorecer, o serviço de emissão e certificação de documentos para trânsito de aves e ovos férteis. Outra importância é possibilitar a rastreabilidade dessas aves e ovos férteis. Será possível saber a origem e o destino. Além disso, a qualquer momento, e em qualquer evento sanitário, identificar qual a posição e a medida a ser adotada, tanto na origem, quanto no destino dos animais”, ressaltou.

O governador Geraldo Alckmin lembrou que os produtores não precisarão mais fazer a mão o pedido para a GTA, nem ir até um escritório da Defesa Agropecuária. “Poderão requisitar direto de sua residência pela Internet. Isso desburocratiza e facilita a vida do produtor, além de melhorar o controle da saúde animal”, disse.

O secretário Arnaldo Jardim ressaltou que a implantação da guia eletrônica visa maior segurança e controle do trânsito de animais pelo serviço oficial. Permitirá maior rastreabilidade de animais, melhor controle sanitário do rebanho e mais facilidade para o criador. “No geral o aumento da confiabilidade dos produtos de São Paulo, beneficiando inclusive o consumidor final”, disse.

O presidente da Associação Paulista de Avicultura e coordenador da Câmara Setorial de Aves e Ovos, Érico Pozzer, destacou que as empresas já estão emitindo os documentos eletronicamente. Disse que o sistema necessita de alguns ajustes, mas está funcionando bem. Para ele, o GTA é um sistema perfeito de controle do trânsito animal, assim como do estoque de planteis. “O que tem no campo, o que está saindo e entrado. Então, o GTA auxiliará inclusive no controle de compra e venda, porque será praticamente impossível carregar uma viagem de galinha, de frango e de pinto sem a emissão de nota fiscal junto com o GTA. Então é um documento para complementar a movimentação animal e também financeira de negócios”, destacou.

Nos eventos de concentração de aves, onde há maior risco e o controle sanitário deve ser redobrado, a GTA continua sendo emitida pelo serviço veterinário oficial. A Defesa Agropecuária vem reunindo com frequência a equipe técnica do Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease) para ajustes de procedimentos com foco na Influenza Aviária, com o objetivo de estar preparada para uma ação rápida, caso necessário.

Além de Arnaldo Jardim; participaram da reunião de trabalho com o governador Geraldo Alckmin, o deputado estadual Carlão Pignatari; Rubens Rizek, Secretário Adjunto de Estado da Agricultura e Abastecimento; Célio Bozola, Presidente da Prodesp; Heinz Otto Hellwing, Coordenador da CDA; Francisco Jardim, Superintendente Federal de Agricultura do Estado de São Paulo; Erico Pozzer, Presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (ConseaSP) e Presidente da Câmara Setorial de Aves e Ovos da Secretaria Estadual de Agricultura; José Roberto Rodrigues, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Jurídicas da BRF; José Roberto Bottura, Diretor Técnico da APA; Caio Lutfalla, Diretor de Finanças da Ad’oro Alimentos; José Carlos Zanchetta, Presidente da Zanchetta Alimentos; YasuhikoYamanaka, Presidente do Sindicato Rural de Bastos; Aristides Pavan, Presidente da Granja Roseira/Avícola Dacar; Flavio Viana e Artur Costa Neto, Analistas de informática da Prodesp, responsáveis pelo desenvolvimento do sistema e-GTA; Bruno Marinho, Médico Veterinário; Francisco Sérgio Turra, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Ariel Mendes, Diretor de Produção Técnico-Científico da ABPA; e José Perboyre Ferreira Gomes, Diretor Financeiro e Administrativo da ABPA.