Os serviços da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários (Lanagros) vão receber investimentos de R$ 40,4 milhões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para modernização, reforma e ampliação. Decreto nesse sentido foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, 25 de setembro. A verba é a primeira parcela do aporte de R$ 120 milhões anunciados pelo ministro Antônio Andrade por ocasião do lançamento, em junho deste ano, do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014.
“As reformas, adequações das instalações e ampliação e modernização dos Lanagros possibilitarão diagnósticos ainda mais rápidos e em maior volume por parte desses centros de excelência”, ressalta o ministro. Entre as atividades dos laboratórios estão análises fiscais, periciais, ensaios para diagnóstico de doenças e pragas na produção agropecuária, no controle de produtos de uso veterinário e de agrotóxicos, além de desenvolvimento e validação de métodos de análise laboratorial.
Os recursos permitirão a renovação de equipamentos como cromatógrafo de alta resolução, espectrômetro de massa, câmara de refrigeração e conservação de vacinas, e cabines de biosegurança. Os Lanagros estão localizados em Campinas (SP), Pedro Leopoldo (MG), Goiânia (GO), Recife (PE), Belém (PA) e Porto Alegre (RS).