Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

H5N1

Gripe aviária no Vietnã e Egito

Países confirmam casos com a cepa H5N1, a mais perigosa da doença, em humanos. Centenas de aves já foram diagnosticadas com o vírus.

Free-range chickens of breed Isa 257 roam freely at Sheepdrove Organic Farm , Lambourn, England
Free-range chickens of breed Isa 257 roam freely at Sheepdrove Organic Farm , Lambourn, England

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou 8 novos casos da gripe aviária (H5N1) em humanos, sendo três no vietnã e cinco no Egito. Os países já registraram 115 e 104 casos da doença, respectivamente, com mais de 100 óbitos.

Vietnã- Recentemente o país asiático confirmou sete novos surtos do vírus H5N1 em quatro províncias diferentes. Peritos veterinários atribuem estes surtos no Vietnã ao transporte e processamento ilegal de aves, especialmente nas semanas do “Tet”, o feriado de ano-novo lunar, quando a demanda por aves é geralmente elevada.
 
Egito- Segundo autoridades sanitárias do país africano, as pessoas contaminadas estiveram em contato com aves mortas por causa do vírus H5N1. Eles anunciaram a descoberta do vírus H5N1 em aves de 69 locais diferentes, abrangendo 19 províncias desde o dia 10 de fevereiro. Os casos ocorreram principalmente em aves domésticas, e muitas das confirmações estão ligadas ao trabalho de vigilância no Egito.

As informações são do site internacional World Poultry.