Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Gripe aviária: nove cidades do Espírito Santo têm casos confirmados

Dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e atualizados na tarde de quarta-feira (14)

Gripe aviária: nove cidades do Espírito Santo têm casos confirmados

Nove cidades do Espírito Santo estão enfrentando casos confirmados do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, conhecida popularmente como gripe aviária. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e atualizados na tarde de quarta-feira (14), por meio de um painel disponibilizado pela instituição. As ocorrências foram registradas em aves silvestres nas cidades de Marataízes, Itapemirim, Piúma, Guarapari, Vila Velha, Cariacica, Serra, Linhares e Nova Venécia.

A plataforma de acompanhamento é atualizada duas vezes ao dia, às 13h e 19h, e revela a presença do vírus da gripe aviária em diversas regiões do país, incluindo o Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Além dos casos confirmados, há também investigações em andamento em vários outros estados brasileiros. As espécies de aves afetadas incluem Thalasseus acuflavidus (trinta-réis-de-bando), Sula leucogaster (atobá-pardo), Thalasseus maximus (trinta-réis-real), Sterna hirundo (trinta-réis-boreal), Megascops choliba (corujinha-do-mato), Cygnus melancoryphus (cisne-de-pescoço-preto), Chroicocephalus cirrocephalus (gaivota-de-cabeça-cinza), Fregata magnificens (fragata) e Nannopterum brasilianum (biguá).

Em 15 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu uma nota confirmando a presença do vírus H5N1 da influenza aviária em aves silvestres ao longo da costa do Espírito Santo. A investigação foi realizada após uma notificação recebida pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica, na região metropolitana de Vitória. As aves afetadas foram encontradas em Marataízes, no sul do estado, e em Vitória, no bairro Jardim Camburi.