Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Grupo Emergencial para Avicultura

Secretaria da Agricultura de SC solicita reativação do Gease-Aves, que coordena tecnicamente ações emergenciais.

Grupo Emergencial para Avicultura

Nesta quarta-feira (13), o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Enori Barbieri, e o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Vili Segatto, participaram da reunião ordinária do Comitê de Avicultura.

A reunião iniciou com algumas questões pendentes do encontro anterior, a exemplo da questão de divergências no preenchimento da Guia de Trânsito Animal (GTA) de abate e o trânsito intraestadual de estabelecimentos avícolas de reprodutoras sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Na pauta do encontro constaram as auditorias realizadas pelo Mapa nos escritórios e barreiras da Cidasc e a apresentação da situação sanitária da avicultura no Estado. Os participantes sugeriram a criação de projetos em parceria com a iniciativa privada para criação de um sistema de informações sobre o setor; além da regulamentação do comércio de aves em lojas agropecuárias. “Devemos construir algo para conscientizar a população sobre a importância da sanidade avícola”, afirmou Barbieri.

O secretário solicitou ainda a reativação do Grupo Especial de Atendimento Sanitário Emergencial (Gease – Aves), que coordena tecnicamente as ações emergenciais na contenção e saneamento de doenças e síndromes exóticas nos plantéis avícolas. “Essa é uma questão importante na manutenção da sanidade animal no Estado”, disse. “O grupo dará atenção especial para zoonoses, como a influenza aviária e a manutenção de área livre da doença de Newcastle.”

Entre os presentes estavam o diretor de Defesa Agropecuária e a médica veterinária da Secretaria de Estado da Agricultura, Roni Barbosa e Daniela Carneiro do Carmo; o responsável pela Sanidade Animal da Seara e representante da Associação Catarinense e Avicultura, Paulo Roberto Pelissaro; o presidente do Sindicato Patronal dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (Sincravesc), Valdemar Kovaleski; os representantes do Mapa, Roberto Hausen e Rosa Bombana; os veterinários da Cidasc, Giliane Rizzdi, Priscila Maciel, Marcos Vinicius Neves e Flávio Pereira Veloso e o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.